O Xbox 360 domina as vendas, mas o PS3 domina as análises.

As notícias aparecem e mais lenha é colocada na fogueira que simboliza a briga feroz entre os consoles PlayStation 3 e Xbox 360. Enquanto uma das últimas notícias do Meus Games BR mostra que a plataforma de última geração da Microsoft é a única que sofreu um crescimento nas vendas (clique aqui e confira), outras fontes da web indicam que as análises de games para PS3 são as que recebem as melhores avaliações dos críticos.


Dados intrigantes
Mais uma vez, os números são comprometedores


Por mais que muitos gostassem do GameCube e de outras plataformas, o PlayStation 2 reinou soberano na indústria de video games. A briga foi intensa, mas a Sony saiu ganhando. Agora, o que toma o tempo de muitos interessados por jogos é o duelo entre o Xbox 360 e o PlayStation 3. É claro que cada um possui suas exclusividades, mas o assunto, aqui, é o que é comum entre os dois consoles.

Crítica e jogos, uma relação íntima Como muitos já sabem, há diversos sites que realizam análises de jogos para várias plataformas. No entanto, há um número considerável de pessoas que desconhecem o site Metacritic, que agrupa as análises de diversas outras páginas da web e faz a média entre as pontuações atribuídas aos games. Os resultados são, no mínimo, interessantes.

Um breve lembrete

Desde já, o Meus Games BR faz questão de reforçar que cada plataforma possui suas qualidades e seus defeitos, sendo que a Equipe Meus Games BR não favorece nenhum console. As informações apresentadas abaixo são meramente técnicas e a opinião dos redatores do BJ não está inclusa no que será apresentado a seguir.

Enfim, o que interessa é que o Metacritic serve como fonte de referência para muitos críticos e empresas, devido à alta quantidade de análises agrupadas. Afinal de contas, games (assim como filmes e músicas) formam uma das maiores fontes de entretenimento da atualidade, consistindo em um investimento satisfatório se adquiridos com sabedoria.

Até mesmo a Microsoft já pensou em empregar as pontuações do Metacritic como fonte de decisão para a retirada de títulos mais antigos na Xbox Live (a rede online do Xbox 360). Há quem diga que os números presentes no site da CBS Interactive influenciam diretamente nos valores das ações das empresas que lidam com video games.

XBL X PSN

Vamos aos dados

Pelo que o Metacritic indica, o PS3 está conseguindo reverter o resultado ruim das análises de 2006 e 2007 no que diz respeito a jogos desenvolvidos para mais de uma plataforma (multiplataforma). O primeiro semestre de 2009 mostrou que as análises para games dedicados ao console da Sony estão vencendo as notas atribuídas a títulos para Xbox 360.

Aproximadamente 54% dos jogos lançados nos primeiros seis meses do ano foram melhores no PS3, sendo que 11% dos títulos receberam notas iguais e 35% dos games foram melhores no Xbox 360. Realmente, o console da Sony está vencendo a briga em 2009.

Em contrapartida, os dados não são tão favoráveis para o PS3 nos anos anteriores. Desde que a plataforma da Sony foi lançada até o fim de 2007, os games para Xbox 360 receberam as melhores notas. Nesse período, 57% dos títulos multiplataforma foram melhores no Xbox 360, 17% empataram e e 26% foram melhores no PS3.

Os filhos da Sony

2008 foi um ano de transição. No Metacritic, 50% dos jogos para mais de um console foram melhores no Xbox 360, enquanto que 20% empataram e 30% foram melhores no PlayStation 3. Ao que tudo indica, a meta (e tendência, até o momento) da Sony é superar a Microsoft na qualidade dos jogos desenvolvidos para várias plataformas.

0 comentários: